Série: lugares para conhecer no Espírito Santo - Pedra Azul

Lugares para conhecer no Espírito Santo - Pedra Azul - Tamaravilhosamente


Oii meu maravilhosos, tudo bem? Hoje temos a segunda postagem da série: Lugares para conhecer no Espírito Santo. Começamos no litoral e agora vamos para as montanhas passear num dos pontos turísticos mais visitados: Pedra Azul




Ah, se você não conferiu, vou deixar o link do primeiro post da série aqui:


O Espírito Santo tem um pouco de tudo, tem praias lindíssimas, tem cidades históricas, tem lugares encantadores nas montanhas. Nessa série, eu quero mostrar um pouquinho de cada canto das terras capixabas, então já que falamos sobre praias no primeiro post, nada mais justo do que falar sobre montanhas agora. Por isso venho lhes apresentar a região de Pedra Azul.


~Para visualizar as imagens com melhor resolução, basta clicar em cima delas ~

Lugares para conhecer no Espírito Santo - Pedra Azul - Tamaravilhosamente
Imagem do site do Parque.


Pedra Azul é uma região de belezas naturais mágicas, possui um dos 3 melhores climas do mundo e é a segunda maior cobertura da Mata Atlântica do país. Tem como principal símbolo e cartão postal a Pedra Azul, uma formação de granito e gnaisse de 1.822 m de altitude que adquire coloração azul e esverdeada conforme a incidência da luz solar.

O Parque Estadual Pedra Azul foi criado por meio da Lei Estadual n°4.507/91. Seu objetivo é proteger amostras significativas dos ecossistemas regionais, as quais se destacam as formações rochosas de granito e gnaisse. Além da Pedra Azul, abriga a Pedra das Flores, com 1.909 metros de altitude. Um detalhe interessante é a Pedra do Lagarto unida à Pedra Azul. Ambas podem ser avistadas da BR-262. Entre as principais espécies vegetais da unidade encontram-se orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, além de várias espécies de canela. A fauna é diversificada contando com animais como tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, araponga, veado catingueiro, trinca-ferro e sabiá, além de alguns ameaçados de extinção como sagui-da-serra, onça sussuarana e macaco barbado. É um dos parques mais visitados por turistas no Estado, principalmente, no período de inverno. (informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente neste link).


Lugares para conhecer no Espírito Santo - Pedra Azul - Tamaravilhosamente
Piscinas naturais. Foto de Gleison Viapiana disponível neste link.
O Parque está localizado na Rota do Lagarto, Km 2, Pedra Azul, Domingos Martins/ES. O Município de Domingos Martins é de predominância alemã e já foi eleita a Cidade Mais Romântica do Brasil. 

Os dias de funcionamento do Parque são de terça-feira a domingo. O acesso é gratuito e está aberto a visitas de terça a domingo de 08:00h às 17:00h. A entrada do Parque fica a 800 metros a partir do portal com guarita e porteira. O acesso para pedestres e ciclistas é livre, já para os automóveis o acesso é restrito por não haver estacionamento na parte alta. Mais informações sobre a entrada no Parque, o que levar, quais os riscos nas trilhas, podem ser acessadas neste link.

A trilha completa que dá acesso às Piscinas Naturais são feitas em dois horários: às 09h30 e 13h30 e deve ser agendada com antecedência com o Grupo de Condutores, através do telefone (27) 9 9739-8005. A trilha da Base (nível fácil) é autoguiada, ou seja, não depende de agendamento e acompanhamento, é necessário assinar um termo de responsabilidade e estar de acordo com as normas do Parque. O turista pode fazê-la de 08h às 15h, respeitando o limite de pessoas. A própria equipe ressalta a importância de chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência à base de apoio dos Guias. 



Imagem retirada do site naokiarima.com (link com informações sobre escaladas). 

Também é possível praticar a escalada até o topo da Pedra Azul, sendo imprescindível a utilização de equipamentos de segurança. O agendamento da visita e feito através do mesmo número de telefone que citei no parágrafo anterior. Outras informações sobre esse tipo de aventura, vocês podem encontrar neste link do site do Parque.

Preciso registrar que, infelizmente, desde o dia 29/08/16, o Parque encontra-se fechado por tempo indeterminado, devido ao longo período de estiagem na região. Esperamos que, em breve, ele volte abrir para visitação. 


De toda forma, há outras opções de passeio pela região. Como por exemplo, o Zoo Park da Montanha que é o primeiro zoológico do Espírito Santo. Ele fica localizado no Sítio da Vovó – Barra do Rio Fundo, acesso pela Rod. BR 262, Km 49, Marechal Floriano-ES. Para contato, há o telefone (27) 3288-1151 ou o e-mail zooparkdamontanha@hotmail.com. Funcionamento: de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h.



Lugares para conhecer no Espírito Santo - Pedra Azul - Tamaravilhosamente
Tigres maravilhosos. Imagem do Facebook do Zoo Park.
Eu preciso visitar esse zoológico e conhecer esses Tigres lindões. Sou apaixonada por tigres, queria ter um em casa! (a pessoa tem medo de cachorro, mas queria ter um tigre em casa, vai entender...).

Há outras diversas opções de roteiros para se fazer na região, no próprio site da associação do parque você encontra essas opções. Os mais famosos são o Roteiro Pedra Azul - BR 262, que inicia-se no Km 90 da Rodovia BR 262, no sentido de Vitória para Belo Horizonte. Esse roteiro tem como um dos pontos o Sítio das Flores (27 9 8143-8975), localizado no Km 89,5, onde é possível encontrar tomate seco, antepastos, entre outros produtos da região. Há também as Massas D’ Maria, (27 9 9699-3109), com produção e venda de massas artesanais naturais, pré-prontas, além de saborosos molhos e caldos. Seguindo pela rodovia é possível chegar ao Mega Plantas (27 9 9908-6469), um ambiente agradável para conhecer. Possui uma diversidade de produtos ornamentais, pedras, vasos, orquídeas, dentre outros. Além de diversos hotéis e pousadas maravilhosos. 


Outro roteiro de sucesso é a Rota do Lagarto (acho que esse que é o mais famoso)A Rota do Lagarto é uma pequena estrada bucólica, com grandes alamedas e tapetes verdes, que tem início no km 89 da BR 262, em frente à Casa do Turista e ATPA – Associação Turística de Pedra Azul. Com 8,5 km de extensão é o caminho natural para você chegar na entrada do Parque Estadual da Pedra Azul. Ao longo da Rota do Lagarto você encontra cavalgada em cavalos de origem europeia, muitos restaurantes, pousadas e condomínios charmosos.


Esses roteiros e outros podem ser acessados no site da Associação Turística do Parque neste link.



Lugares para conhecer no Espírito Santo - Pedra Azul - Tamaravilhosamente


Para os mais aventureiros, há diversão de sobra com arvorismo e tirolesa, por exemplo, no Parque Selva Sassiri. O Pedra Azul Adventure Park também oferece essas opções de diversão e ainda paintbaal e parede de escalada. Se você quiser algo com menos adrenalina, o Fjordland te ajuda a praticar cavalgada ecológica. Bom, já deu para perceber que opção não te falta né?


Arvorismo no Selva Sassiri. Imagem retirada deste link.

Tirolesa no Selva Sassiri. Imagem retirada deste link.
Paintball no Pedra Azul Adventure. Imagem retirada deste link.


Cavalgada do Fjordland. Imagem deste link.
Já percebi que esse post está muito maior do que planejei então vou concluir haha. OBRIGADA A VOCÊ QUE CHEGOU ATÉ AQUI! <3 hahaha E me desculpe o exagero, quis deixar o máximo de informações e os links de cada local, bem como fotos lindas, por isso ficou grande hehehe.

Se você sentiu falta de algo como hospedagem e restaurantes, não sofra. Como há muitas opções de ambos, vou somente deixar os links de onde encontrá-los, tudo bem? Você confere neste link os hotéis e pousadas da região. Já os restaurantes e cafés você encontra neste link. Aliás, eu volto a repetir, tudo o que precisarem saber sobre Pedra Azul, basta acessar o site www.pedraazul.com.br

Espero muito que vocês tenham gostado desse post. Não deixem de comentar! (porque deu muito trabalho pesquisar tudo, então mereço pelo menos seu comentário. Obrigada, de nada!).

E peço que acessem os posts das meninas também: A Vaneza escreveu o segundo post sobre a Bahia no Blog Garota do 330. A Hellen mostrou mais um lugar de Pernambuco no Blog Apenas Giz. E a Wendy compartilhou outro cantinho de São Paulo no Blog It's Geekly.

p.s.: tem SORTEIO rolando no blog, não fique de fora. Clique aqui e participe!

Beijos e até mais!



CONVERSATION

17 comentários:

  1. Que lugar maravilhoso! *.*
    Eu AMO muito viajar. O "problema" de posts assim é que aumentam ainda mais minha vontade de sair pelo mundo! rs
    Beijooo
    Jake
    Esmalte nas Unhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha te entendo Jake! Eu também "sofro" lendo posts assim e não podendo ir haha
      Mas obrigada pela visita e comentário! Continue sonhando com as viagens que um dia a gente consegue realizar todas elas! :D
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa que lugar maravilhoso.
    Já quero conhecer, ótima dica.

    Beijos
    Blog La Rosa Blanca
    FanPage | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rê, sim o lugar é lindo demais! Quando puder não deixe de visitar mesmo não!
      Beijos

      Excluir
  3. Eu achei ótimo esse post com dicas de viagens! Eu amo Pedra Azul! Sempre vou nos feriados ou finais de semana! Você vai uma vez e quer voltar sempre!!!
    O Zoo sempre vou tbm. Até pq a escola sempre leva os alunos e eu embarco junto. kkkk 0800

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou amigo! hahaha depois dizem que ser professor é ruim, veja só os benefícios hahaha
      Que bom que você consegue ir sempre à Pedra Azul. Aproveite mesmo
      Beijos!

      Excluir
  4. Oiii Tamara! Meninaaa eu quero ir! Eu sou louca para fazer uma trilha e com certeza essa seria uma ótima opção <3 Espero que o parque reabra logo *-* eii menina e esse outro parque que você pode andar de cavalo!? Meu Deus que sonho :D nunca andei e cavalo kkkkk nossa com certeza eu iria amar! Agora deu vontade de ir kkkk Estou amando participar deste projeto <3 Seu post ficou muito bom!

    *Beijokas -Hellen Barros

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Ai Hellen, a gente fica louca com essas imagens e opções de passeios mesmo! Eu já andei a cavalo quando era criança, mas não se pode dizer que andeeeei muito não kkkkkk gostaria de fazer uma cavalgada igual a do parque mesmo, para vencer esse desafio! Amei nossa parceria também, linda! Que venham as próximas! Beijos

      Excluir
  5. AI MEU PAI *-----*
    Eu não tenho o que falar, apenas que tigres são as melhores criaturas do mundo porque são grandes gatos listrados -qq NJASNJOASNOJAS
    O lugar é maravilhoso, Tamy, adorei que você o tenha compartilhado, ainda não conhecia *---*
    Parabéns pelo post e nossa parceria ~tamaravilhosa~ -qq NJOASNJOASNJOAS

    Beijos ;*
    It's Geekly

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Weeeen! Eu também sou loucamente apaixonada por tigres, de fato são as melhores criaturas do mundo! Ameei demais nossa parceria, com certeza teremos outras! <3

      Excluir
  6. Caramba, que lugar mais amor! Amo conhecer lugares assim, interligados com a natureza <3
    Sou doida pra conhecer o Espírito Santo (tenho uma meta de conhecer todos os Estados do país, mas não conheço nem a metade ainda), espero poder conhecer logo :)
    Qual seu lugar favorito de TODOS daí? Seria bacana também falar sobre comidas típicas e tal, rs. Um beijo!


    www.meujardiminterior.com

    PS: quando eu for praí, vou pedir dicas pra ti c:

    ResponderExcluir
  7. Nunca visitei o Espirito Santo, tenho uma amiga de Vitória, mas vivo enrolando pra visitá-la, sou do centro e é bem carinho ir para ES, infelizmente, até uma viagem pro RJ sai mais barata. Suas fotos ficaram lindas, essa Pedra Azul e maravilhosa mesmo, adoro esses passeios mais camprestes sabe?

    parabéns pelo blog.
    vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou APAIXONADO pelo Espírito Santo! Sempre quis conhecer e tive a oportunidade na virada do ano passado.
    Não conheci a Pedra Azul, mas quanta coisa maravilhosa por lá! Eu fiquei mesmo devendo uma visita de volta, quem sabe? hahah
    Maravilhoso o post!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o Arvorismo e as Pedras naturais. Eu nem imaginava que existia lugares tão bonitos no ES. Realmente nosso país é uma riqueza de paisagem.

    ResponderExcluir
  10. COMO EU NUNCA FUI PRO ES ANTES?????? ahahah meus parentes vivem em Guarapari, mas nem imaginava que existissem tantas opções maravilhosas pros amantes da natureza <3

    Ah, e o parque ainda não reabriu? :/

    ResponderExcluir
  11. Que d+! Não imaginava que o Espírito Santo tinha tanta beleza e tanta coisa legal para fazer! Quero Irma para lá agoraaa!
    Meus pais tem amigos lá, quem sabe surge uma oportunidade né? Bjs

    ResponderExcluir
  12. Que lugar maravilhoso! Estar conectado com a natureza é tudo de bom <3

    Garota do 330

    ResponderExcluir

♡ Obrigada por sua visita!
♡ Não esqueça de comentar, sua opinião é muito importante para mim. :)
♡ Marque a opção "notifique-me" para receber sua resposta por e-mail! ;)
♡ Siga o blog e as redes sociais para ficar por dentro das novidades!
♡ Volte sempre!

Voltar
ao topo